Criar uma palestra vai além do roteiro e do layout da apresentação. Para construir uma palestra de sucesso, é crucial estar atento a como a sua marca será apresentada ao mercado. Neste artigo, discutiremos como desenvolver uma marca sólida, preparando você para mergulhar no mercado e gerar oportunidades que vão além de sua palestra.
Definindo o mote do seu negócio A palestra, muitas vezes, é apenas o começo de uma infinidade de produtos que podem ser desenvolvidos através dela. Por isso, é importante definir um tema central que não se limite à palestra, mas que possa ser expandido para outras oportunidades de mercado.
Por exemplo, se você pretende falar a respeito de algum tema específico no que diz respeito tecnologia, tente começar a pensar sobre tecnologia de forma mais ampla e generalista. Com isso, sua marca não ficará engessada em apenas um tópico, mas sim na possibilidade de expansão de mercado para outras oportunidades.
Utilize ferramentas de branding para começar a construir sua marca, como a plataforma da marca, mapa de posicionamento e ferramentas de identidade verbal e tom de voz.
Abordagem 360º Com o mote definido, identifique possíveis produtos derivados de sua palestra. Mapear o cenário em 360º é fundamental para construir uma marca sólida e próspera, afinal, é neste momento que você entenderá quais são as oportunidades reais para o crescimento e desenvolvimento de sua marca. Pense bem, sua marca pode ser um guarda-chuva de diversos produtos como cursos, podcasts, canais de vídeos, redes sociais e muito mais. Compreenda o seu mercado e pense como você pretende construir sua marca. Lembre-se que este ponto é um exercício para enxergar o futuro de sua marca.
Uma tendência popular no mercado consiste em transformar palestras em livros. Embora o mercado editorial seja altamente competitivo, os livros conferem maior credibilidade às palestras e oferecem uma excelente oportunidade para explorar temas complexos com mais profundidade, algo que pode ser desafiador em palestras, pois geralmente exigem abordagens mais generalistas para atender às expectativas do público diversificado.
Arquitetura da marca Após realizar o mapeamento 360º, passamos para arquitetura da marca. A marca-mãe, a detentora do seu projeto, será a guardiã do guarda-chuva das marcas que poderão ser criadas de forma subsequente. Em sua hierarquia, será a marca-mãe que fornecerá a credibilidade necessária para outros produtos, orientará a identidade visual e auxiliará na organização do portfólio.
De forma estratégica, pesquise e estude qual modelo de estrutura de marcas tem maior sinergia com seu projeto: independente, endossada, mista ou monolítica. Não existe certo ou errado, o essencial é construir a estrutura de forma lógica, levando em consideração o posicionamento e o público-alvo.
Naming da marca (não é a da palestra!) Sem um nome forte sua marca pode se perder em meio a um mercado voraz e extremamente competitivo. Este é um passo anterior ao nome da palestra em si, lembrando que vale construir uma marca-mãe para então desenvolver um nome específico para seu produto. Uma estratégia comum é usar o nome do palestrante como a marca-mãe, e a partir daí, trabalhar na criação do naming da palestra.
Existem diversas técnicas de naming, cada uma proporcionando resultados distintos. Identifique qual estilo de naming melhor se adapta à sua estratégia de marca: patronímicos, descritivos, evocativos, lexical, acrônimos, geográficos ou inventados.
Não se esqueça de verificar e registrar domínios, INPI e nomes de usuário nas redes sociais – esses detalhes são cruciais para criar uma marca exclusiva. Naming da palestra Após escolher o nome de sua marca-mãe, parta para a criação do nome de sua marca-palestra, termo que nós da pinax criamos para designar esta etapa. Tente procurar por algo sonoro, com jogo de palavras e de fácil memorização. Um aspecto interessante a ser considerado é a construção de um nome com no máximo três palavras, assim como algumas palestras que a pinax já desenvolveu: Perregues (Cris Dias), Barras Invisíveis (Adriane Galisteu), Ultrapassando Limites (André Bragantini) e Desobediência Produtiva (Ivan Moré).
Mais uma vez, não se esqueça de verificar e registrar domínios, INPI e nomes de usuário nas redes sociais - esses detalhes são essenciais para criar uma marca-palestra única e exclusiva.
Barras Invisíveis: Palestra desenvolvida pela pinax para Adriane Galisteu
Identidade visual
A identidade visual é um recurso fundamental para distinção de outras marcas e um pilar para encantar e cativar seu público. A construção da identidade visual transcende o layout de sua apresentação, sendo essencial para alcançar todos os pontos de contato onde sua marca estará presente.
Utilize a Arquitetura da Marca como orientação na construção da identidade visual da sua marca-mãe e, posteriormente, da sua marca-palestra. Considere como a marca-mãe se relacionará com as marcas subsequentes.
A identidade visual reflete tudo o que sua marca representa ou deseja se tornar. Analise cuidadosamente todas as suas estratégias, pesquisas e táticas para desenvolver uma linha visual impactante para sua marca-mãe. Explore referências visuais em diversos sites, como Behance, Pinterest, Dribbble, Awwwards e Brand of The World.
Crie uma paleta de cores harmonioza e cativante! Busque referências e crie opções de paletas em sites como Adobe Color (grátis), Kroma (grátis) e Color Hunt (grátis).
Procure tipografias que melhor expressem sua marca, cada estilo pode contar uma história diferente. Fontes com serifa podem transmitir maior credibilidade, enquanto tipografias cursivas sugerem leveza. Faça pesquisas em sites como Google Fonts (grátis), MyFonts (pago) e Plau (pago) para encontrar a tipografia perfeita para seu projeto. Lembre-se de dar os devidos créditos aos autores quando necessário. Para criar layouts impactantes, busque fotos e ilustrações incríveis no Shutterstock (pago), Pixabay (grátis), iStock (pago), Pexels (grátis), Elements Envato (pago) e Fotos Públicas (grátis). Não se esqueça de atribuir os devidos créditos aos autores quando solicitado.
Pontos de contato O ponto de contato é aquele em que um cliente atual, ou potencial, entra em contato com sua marca, antes, durante ou após ter sido exposto a ela. Mapeie todos os pontos de contato e padronize a comunicação verbal e visual – uma marca alinhada é fundamental para desenvolver uma experiência marcante e de forte lembrança. Os pontos de contato podem ser variados, portanto, é crucial mantê-los atualizados e garantir que sua comunicação esteja sempre alinhada com seu público-alvo. Cartões de visita, redes sociais, apresentações, sites, WhatsApp, podcasts e vídeos de apresentação são exemplos de pontos de contato que devem estar perfeitamente integrados para manter uma abordagem estratégica, visual e discursiva consistente.
Descubra como criar uma marca-palestra impactante! Agende uma conversa e deixe que a consultoria especializada da pinax o guie nessa empreitada.
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